Dicas

Apresentação pessoal - em geral, vista-se de forma um pouco mais formal do que de costume. É preferível transmitir uma idéia de seriedade e formalismo do que descuido e despreocupação. Porém, cuidado com roupas que não está acostumado a vestir, pois pode ficar desconfortável e isso prejudicar sua entrevista. É fundamental conhecer antecipadamente a cultura da empresa quanto a vestimenta: formal ou informal. Em qualquer situação evite roupas muito justas e que mostrem partes do corpo que transmitam sensualidade.


Fale a verdade - durante a entrevista procure agir com naturalidade e falar sempre a verdade. Claro que dizer a verdade não significa ser franco ao extremo. Em vez de dizer que odiava seu chefe (se for o caso), diga que sua relação com ele era profissional e tinham posições diferentes sobre questões relacionadas ao trabalho. Nunca invente fatos ou conhecimentos que não possua. Os profissionais que realizam entrevistas, em geral, são experientes para perceber quando alguém está aumentando ou inventando alguma informação. Procure falar de experiências positivas que teve em seus empregos anteriores. Reforce com exemplos suas conquistas e realizações.

Demonstre interesse - muitas vezes o candidato que faz perguntas ao entrevistador durante e ao final da entrevista transmite uma imagem positiva sobre si mesmo. Denota que a pessoa está interessada, motivada e curiosa pela vaga. Entretanto, tome cuidado para não se tornar o entrevistador fazendo perguntas demais. Prepare algumas perguntas com antecedência e havendo oportunidade faça-as ao final. Também não pergunte coisas íntimas ou sobre entrevistador. Uma pergunta importante e funcional é sobre a continuidade do processo. Ao final da entrevista pergunte sobre os próximos passos, prazo para retorno etc.

Acompanhamento - uma das dúvidas mais frequentes é sobre o tempo de espera sobre o resultado da entrevista. Cada empresa tem um processo que pode variar de dias a meses. Por isso, é importante praticar o que foi escrito na dica acima. Caso o entrevistador não tenha definido um prazo para o retorno ou o mesmo já tenha passado e ele não entrou em contato, cabe a você se manifestar. Caso ele não tenha definido um prazo a dica é aguardar aproximadamente duas semanas. Porém, se o prazo expirou e ele não retornou, a dica é aguardar de três a cinco dias para buscar informações. Não há uma regra, mas bom senso. Por isso, é de fundamental importância ter esta informação ao final da entrevista.








 

 

 

 

 








 

9 coisas que os empregadores gostariam de dizer aos candidatos a emprego
Nas melhores entrevistas de emprego, o candidato diz muito e o entrevistador pouco. Mas, de acordo com uma lista publicada pelo Business Insider (http://www.businessinsider.com/what-interviewers-wish-they-could-tell-every-job-candidate-2013-9), há algumas coisas que os entrevistadores gostariam de dizer para os candidatos antes de entrevista começar e nem sempre dizem (mas esperam que os candidatos pensem e respondam satisfatoriamente a essas demandas).

Confira:
1. Eu quero que você seja simpático
Eu quero trabalhar com pessoas de quem gosto e que sejam como eu. Assim: eu quero que você sorria. Eu quero que você faça contato visual e esteja entusiasmado. Um candidato que faz uma grande primeira impressão e desperta uma conexão real instantaneamente se torna um peixe grande em um pequena lagoa.

2. Não quero que você diga imediatamente que quer o trabalho
Não importa o quanto de pesquisa você fez, você não pode saber que quer o trabalho até entender tudo o possível sobre ele.

3. Eu quero que você se destaque...
A triste verdade é que depois de entrevistar muitas pessoas, eu não me lembro de tudo sobre todos, a menos que olhe as minhas notas. O mais provável é que vou lembrar de um candidato pelas impressões e não por uma longa lista de fatos. Posso me lembrar de você por meio de "ganchos" - seja lisonjeiro ou não. Então, use isso a seu favor. O gancho pode ser sua roupa, ou um interesse fora, ou um fato incomum sobre sua educação ou carreira. Melhor ainda, seu gancho poderia ser o projeto que você tirou na metade do tempo esperado ou a venda enorme que você fez. Em vez de deixar-me escolher, dê-me uma ou duas maneiras notáveis para que eu me lembre de você.

4. ...mas não de forma negativa
Não há nenhuma maneira que eu possa lembrar de tudo que você diz. Mas vou lembrar,
especialmente das coisas negativas - como os candidatos que se queixam, sem avisar, sobre seu atual empregador, seus colegas de trabalho, ou seus clientes. Tenha em mente que eu estou bem ciente da nossa entrevista como um primeiro encontro. Eu sei que eu estou recebendo a melhor versão possível de "você".

5. Eu quero que você faça muitas perguntas sobre o que realmente importa para você...
Eu preciso saber se eu devo contratá-lo e para isso eu preciso ter certeza de que meu trabalho é uma boa opção para você. Então, eu quero que você faça muitas perguntas: O que eu espero que você realize logo no início, o que você pode fazer para realmente obter resultados, como você vai ser avaliado... todas as coisas que são importantes para você e para mim e para o meu negócio.

6. ...mas só se a maioria dessas perguntas se relacionarem de verdade com o trabalho
Guarde todas aquelas perguntas sobre as políticas de férias e se não há problema em tomar uma meia hora extra no almoço todos os dias, se você também ficar uma meia hora de atraso e se eu considero a criação de uma unidade de acolhimento de crianças, porque isso seria realmente incrível para você e sua família. Primeiro vamos descobrir se você é a pessoa certa para o trabalho e se a tarefas, responsabilidades, deveres são bons para você.

7. Eu adoro quando você traz um "projeto"
Espero que você faça uma pequena pesquisa sobre a minha empresa. Isso é fato. Para realmente me impressionar, use a pesquisa que você fez para descrever como você vai contribuir imediatamente - quanto maior o impacto melhor. Se você levar uma habilidade específica, mostre-me como eu posso aproveitar essa habilidade de imediato.

8. No fim, eu quero que você peça o emprego… e quero saber suas motivações
Ao final da entrevista, você deve ter um bom motivo para querer o trabalho. Se precisar de mais informações, vamos descobrir como conseguir o que você precisa para tomar uma decisão.
Se você não precisar de mais informações, faça o que os grandes vendedores fazem e peça o
trabalho. Eu quero que você realmente queira o trabalho - mas eu também quero saber por que você quer o trabalho.

9. Eu quero que você me dê um retorno... especialmente se for verdadeiro
Cada entrevistador aprecia uma breve nota de agradecimento, dizendo que gostou de encontrá-lo e estão disponíveis para responder a quaisquer outras perguntas. Quanto mais atentamente você ouviu durante a entrevista, mais fácil será pensar em maneiras de agradecer de uma forma natural e não forçada. Lembre-se, nós estamos começando um relacionamento.

 

Scheffel RH - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvimento: AWS - Agência Web